8 de dezembro de 2007

Demanda Pessoana


Parece que Pessoa está na moda.


Talvez seja pela torrente depressiva que anda a arrasar os portugueses ou, talvez, por já se fazerem sentir as inflûencias da Era Aquarius...

De qualquer forma, nós (Pessoanos convictos) deliciamo-nos com esta moda (que esperamos não efémera) e lá vamos assistindo a momentos preciosos dedicados ao Mestre.


A Cinemateca decidiu encerrar 2007 com alguns filmes dedicados a Pessoa e a Sá-Carneiro (inseridos num ciclo sobre escritores portugueses) e nós aplaudimos, claro.
Visto foi, no passado dia 6, Conversa Acabada (1982) de João Botelho, com Fernando Cabral Martins na pele de Pessoa e André Gomes como Sá-Carneiro.
Não é um filme "fácil", requerendo uma concentração especial como aquela que se dispende quando se lê um bom livro. Apenas gostaria de ter sentido um pouco mais de fulgor naquela Ode Triunfal...


Aguardamos por A Mensagem (1988) de Luis Vidal Lopes (também inserido neste ciclo da Cinemateca), com Filipe Ferrer a encarnar Pessoa. Acontecerá no próximo dia 21 pelas 22H. Parece-me um bom presságio.


E a entrada em 2008 não poderia ser melhor... Turismo Infinito desce ao Teatro Nacional D.Maria II pela mão de Ricardo Pais. Uma peça baseada e com textos de Fernando Pessoa & Heterónimos. De 11 a 26 de Janeiro. Lá estarei!

5 comentários:

Loot disse...

Não sabia de nada disso obrigado pelo aviso.

Nunca vi um filme sobre Fernando Pessoa apenas peças de teatro, estou curioso :)

Anónimo disse...

Dia 19 de Janeiro tá bom para ti? Podemos ir ao teatro nesse dia... n acontece nada de especial nesse dia... nada, nadinha! :D

Filipa disse...

Loot eu gostei, mas sou suspeita lol :p

Filipa disse...

Ricardo esse é o MELHOR dia do ano para ver Pessoa :D nem sei porquê...cof!

Loot disse...

Olha que não sei, às vezes quando gostamos muito de uma coisa somos os mais críticos por isso se gostaste deve ser bom ;)